Coluna Economia Em Dia, do Blog do Pedro Augusto

Principal força motriz da economia local, a Feira de Caruaru movimentou impressionantes R$ 717 milhões, durante a sua realização, no último mês de dezembro,representando um aumento de 4% em relação as feiras de 2023. O levantamento é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC).

E a expectativa é de que a Feira de Caruaru e toda cadeia têxtil e  de confecção movimentem e impulsionem o PIB de Caruaru ainda mais em 2025, com os investimentos na sua estrutura física e mobilidade, que serão implementados pelo governo municipal. A partir desta quinta-feira (09), quando ocorrerá a primeira Feira da Sulanca do ano, algumas mudanças no trânsito do 18 de Maio serão realizadas, com o objetivo de oferecer mais vagas de estacionamento para os sulanqueiros e compradores.

Além disso, ao longo deste ano, o governo Rodrigo Pinheiro dará início à construção da ponte na Rua Saldanha da Gama – via que dá acesso ao Parque -, bem como à requalificação do Estacionamento da Viúva, propiciando mais mobilidade, conforto e segurança a todos os circulantes. Vale lembrar que no ano passado, o prefeito já havia entregado à população a Praça Fogueteiro Maurílio Mamoca, que vem servindo como estacionamento e comercialização de fogos de artifício.

Ao iniciar o seu segundo mandato anunciando investimentos para Feira de Caruaru, o prefeito Rodrigo, não só projeta maiores expectativas, mas também maiores lucratividades para o coração econômico da cidade, tão importante para gama profissional local. Maiores investimentos, maiores gerações de receitas e maiores índices de postos de trabalho criados! Ponto para Rodrigo!

Empregos em alta

E por falar em postos de trabalho criados, de acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Caruaru superou a média nacional de empregos formais gerados, no intervalo de dezembro de 2023 a novembro de 2024, quando 5.151 novas oportunidades foram preenchidas, alcançando um crescimento de 6,28% no período ante 3,88% da soma nacional.

Projeção otimista em PE

Em Pernambuco, com os avanços de execuções em termos de obras por parte do Governo do Estado, a expectativa é de que mais postos de trabalho sejam criados em 2025 no comparativo com o ano passado, quando PE já havia superado o saldo anterior de 2023, em 19,5%. “Temos uma perspectiva maior de emprego em 2025”, comentou a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires.

Mudança na Copergás

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) terá novo diretor-presidente. O advogado Bruno Monteiro Costa será indicado pelo Governo do Estado para presidir a empresa. A mudança será oficializada ao Conselho de Administração da Copergás. Bruno Costa é formado em Direito pela UFPE, tem mais de 20 anos de carreira e substituirá Felipe Valença.

De Classe Média

Após quase uma década, em 2024, o Brasil voltou a ser considerado um país de classe média, segundo levantamento da Tendências Consultoria. O estudo revelou que 50,1% dos domicílios brasileiros pertencem às classes C, B ou A, com renda familiar acima de R$ 3,4 mil mensal. O país não alcançava essa marca desde de 2015, quando o percentual de famílias pertencentes à classe média chegou a 51%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *