Vereador Jorge Quintino propõe criação de Plantão Psicológico nas escolas municipais de Caruaru

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou, na Câmara Municipal de Caruaru, um requerimento solicitando a implantação de um Plantão Psicológico em todas as escolas da rede municipal. A proposta prevê a presença de um profissional de Psicologia ao menos uma vez por semana em cada unidade escolar, para oferecer acolhimento e atendimento emergencial.

Para o vereador, a medida é vista como necessária diante do aumento dos casos de ansiedade, depressão, crises de pânico e outras demandas emocionais que afetam estudantes, professores e servidores. “A escola precisa ser também um espaço de cuidado. Muitos alunos e profissionais estão em sofrimento, e não podemos fechar os olhos para isso. O plantão psicológico é uma medida simples, mas que pode salvar vidas e transformar realidades”, afirmou o vereador.

A iniciativa também usou como respaldo uma legislação federal aprovada em 2019 que estabelece que estados e municípios devem garantir a atuação desses profissionais nas escolas, de modo a fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, além de possuir caráter preventivo, podendo evitar o agravamento de quadros emocionais tanto de alunos como de professores.

O projeto agora segue para análise das comissões.

PUBLICIDADE
Publicidade
Pedro Augusto
Pedro Augusto atuou como repórter dos jornais Extra de Pernambuco e Vanguarda, ambos de Caruaru, e dos portais NE10 e NE10Interior, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Também já teve matérias publicadas em jornais de grande circulação como Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, além dos portais Terra e R7. Foi ainda assessor de Comunicação da Prefeitura de Caruaru, de parlamentar na Câmara de Caruaru e do Clube Atlético do Porto.