Sudene planeja trem de passageiros do Recife a Caruaru

Parceria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irá viabilizar estudo para a reativação do trecho ferroviário de transporte de passageiros entre o Recife e Caruaru, no Agreste do estado.

O anúncio foi feito pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM, nessa terça-feira (22). Segundo a Sudene, o estudo com a UFPE, que deve ser formalizado nas próximas semanas, buscará analisar cenários para aproveitar a estrutura remanescente existente e identificar uma eventual recuperação ou, caso contrário, se será necessário construir uma nova ferrovia.

A extensão estimada do trecho desse trem de passageiros entre o Recife e Caruaru é de 120 quilômetros. O projeto, cujos diálogos estão em nível avançado com a UFPE, de acordo com Danilo Cabral, deverá ser apresentado no primeiro trimestre do próximo ano.

“Já tivemos aqui em Pernambuco, como no Nordeste brasileiro, uma malha ferroviária de transporte de passageiros. O trem saía daqui [do Recife], passava por todo o Agreste, cruzava todo o Sertão até chegar na cidade de Salgueiro. Com o tempo, a gente viu que essa malha ferroviária foi sendo esvaziada e agora existe uma decisão política do governo [federal] em reativar o transporte de carga, mas também em voltar a olhar para o transporte de passageiros”, afirmou Danilo Cabral à Rádio Folha FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *