A Neoenergia Pernambuco realiza, nesta sexta-feira (29), uma operação de ordenamento da rede na Ponte da Caxangá. A ação tem como finalidade retirar cabos de telecomunicações instalados de forma irregular no local, eliminando assim os riscos de acidentes com a população e os incêndios em postes da região. Os trabalhos serão iniciados às 9h e seguirão até a conclusão.
Todos os cabos que estiverem instalados de forma clandestina, ou seja, sem permissão da Neoenergia Pernambuco, serão automaticamente retirados. “Os postes não podem ser utilizados à revelia, pois existe todo um estudo para saber se ainda existe espaço na estrutura, se ela aguenta a tração dos fios e se não gera nenhum tipo de risco para a população. Qualquer empresa que instala caixas de internet ou cabos à revelia está colocando a vida das pessoas em risco”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.
Outro motivo para a retirada dos cabos, até mesmo aqueles que possuem a liberação da Neoenergia para sua utilização, são os aspectos de segurança. Cabos desnivelados ou partidos, rolos de cabos acumulados ou instalados em altura indevida, ou qualquer outro ponto que gere insegurança para as pessoas, também serão retirados.
O ordenamento das redes faz parte de um programa contínuo da distribuidora, que tem como meta ampliar a segurança e garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.
Somente no primeiro semestre de 2025, foram retiradas aproximadamente 60 toneladas de cabos irregulares em todo o Estado, resultado de ações que mobilizaram equipes diariamente em diferentes municípios pernambucanos.