REPORTAGEM DA SEMANA — Há 1º ano, Caruaru reelegia o prefeito Rodrigo Pinheiro

Publicidade

Pedro Augusto/Blog Capital 

Nesta segunda-feira (06), completará exatamente um ano em que a população caruaruense elegeu o 62º prefeito da história de Caruaru. Com 102.198 votos, sendo 52,68% do total de votos válidos, Rodrigo Pinheiro, até então no PSDB, foi reeleito ainda no 1º turno das Eleições Municipais 2024, desbancando o seu principal adversário nas urnas, o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), que havia se unido com o seu desafeto histórico político, o também ex-prefeito Tony Gel (MDB), para tentar retornar à cadeira principal do Palácio Jaime Nejaim.

9f390698-1fd6-4dd1-aeea-23e42d64a961-300x200 REPORTAGEM DA SEMANA -- Há 1º ano, Caruaru reelegia o prefeito Rodrigo PinheiroDurante o período de campanha, ao lado de sua vice-prefeita Dayse Silva, com quem percorreu toda área territorial da Capital do Agreste, Rodrigo não só pôde apresentar ao eleitorado toda gama de entregas que foram feitas à população, ao longo de sua primeira gestão à frente da PMC, como também renovou o volume de investimentos a serem empregados na cidade, pelos próximos quatro anos.

Em pouco mais de 10 meses de segundo mandato e e já há 365 dias do triunfo nas urnas, Rodrigo Pinheiro vem reordenando, juntamente com o seu time de secretários e servidores, alguns setores que demandavam de reestruturações, na maioria dos casos, havia décadas, mas que acabavam sendo deixados de lado por gestores anteriores.

0b814051-cc51-4856-8515-e6e7d079e9d4-300x200 REPORTAGEM DA SEMANA -- Há 1º ano, Caruaru reelegia o prefeito Rodrigo PinheiroFazem parte deste contexto, as requalificações do Parque 18 de Maio, do Alto do Moura, além do incremento substancial no volume de vias pavimentadas e recapeadas, por meio do programa Minha Rua Nova, e do verdadeiro mutirão de limpeza por bairros e comunidades, através do Prefeitura na Porta.

Neste intervalo também do segundo governo de Rodrigo Pinheiro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caruaru  foi a cidade do interior de Pernambuco que mais gerou empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2025, com mais de 2 mil empregos gerados. Em paralelo, ainda obteve quedas significativas nos volumes de homicídios computados, além de mortes no trânsito.

Com demandas à altura de uma Capital do Agreste, o prefeito tem como principais desafios, ao longo deste seu segundo mandato, também deixar a sua marca nas execuções de obras importantes tais como as reestruturações do Aeroporto de Caruaru e do Autódromo Internacional Ayrton Senna.

e298b8df-ceec-45ca-9897-2b4cd99f9ef8-300x200 REPORTAGEM DA SEMANA -- Há 1º ano, Caruaru reelegia o prefeito Rodrigo PinheiroAliança Intacta

A aliança política entre a atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e o prefeito Rodrigo Pinheiro, não é de hoje. Pelo contrário. Juntos, em 2016,  Raquel e Rodrigo venceram as eleições municipais se elegendo, respectivamente, prefeita e vice-prefeito de Caruaru, e no ano passado, obtiveram novamente êxito nas urnas, renovando mais um mandato do Executivo.

“Sempre estive ao lado de Raquel porque acredito na política feita com responsabilidade, no tempo certo, e com compromisso verdadeiro com Caruaru e com Pernambuco. Estamos juntos nesse mesmo time, que trabalha com seriedade, escuta a população e retribui a confiança com ações reais, especialmente para quem mais precisa”, declarou Rodrigo Pinheiro, durante sua filiação ao PSD Pernambuco, que tem como presidente estadual, Raquel Lyra.

“Quanto maior o diálogo, a parceria e a união entre Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro, melhor tem sido para a maior cidade do interior de Pernambuco, haja vista que, em sintonia, os governos municipal e estadual vêm propiciando ainda mais desenvolvimento em todos os setores locais”, analisou o editor da Coluna Capital Política, João Américo Freitas.

Prestígio

Com prestígio em alta, Rodrigo Pinheiro já recebeu a visita de sete ministros do governo Lula em 2025  Neste retrospecto, desembarcaram por Caruaru, ao longo deste ano, os ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho, de Portos e Aeroportos do Brasil, Sílvio Costa Filho, de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Saúde, Alexandre Padilha, da Mulher, Márcia Lopes, da Cultura do Brasil, Margareth Menezes e mais recentemente das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

“Ao receber seis ministros somente neste ano, Rodrigo vem demonstrando que é possível furar a bolha da polarização e colocar a cidade no centro de importantes entregas. Com diálogo, articulação e capacidade de transformar projetos em realidade, o prefeito tem garantido parcerias importantes tanto com o governo federal quanto com o estadual”, avaliou João Américo Freitas.

Se na Capital do Agreste, o número de agendas cumpridas com ministros tem sido elevado, o mesmo também pode ser dito na Capital Federal. Por lá, o prefeito Rodrigo Pinheiro não só vem ampliando os diálogos com titulares de pastas, como também com lideranças políticas expressivas do Estado, a exemplos dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos deputados federais Fernando Monteiro e Coronel Meira.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página