

Durante décadas, a Seleção Brasileira se apoiou em algo que parecia inesgotável: talento. Não era apenas uma geração boa, era uma sequência contínua de jogadores decisivos, criativos e acima da média em praticamente todas as posições. Hoje, essa realidade mudou, e já não dá mais para ignorar. O problema atual não é tático. Não é formação. Não é treinador. É material humano.
O Brasil já não produz, em escala, jogadores que estejam no topo absoluto do futebol mundial. Temos bons nomes, atletas competitivos, mas poucos, ou quase nenhum, que realmente desequilibrem em nível de elite como antes.
Neymar, o maior talento dessa última geração, ocupou o espaço de grande estrela da seleção brasileira nos últimos 15 anos de maneira solitária, e pior, deixou uma lacuna que, mesmo em seu declínio físico e técnico, ainda o coloca como cogitado para a próxima Copa. Vale lembrar que o herói do tetra, Romário, foi preterido em 2002, em uma temporada em que marcou 42 gols por seus clubes. Ainda assim, o Brasil foi campeão sob a batuta de Ronaldo Nazário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Cafu e companhia.
Contra seleções mais organizadas e com elencos mais equilibrados, o Brasil tem encontrado um limite claro. Falta aquele diferencial técnico que, historicamente, resolvia jogos grandes mesmo quando o coletivo não funcionava.
Enquanto isso, outras potências evoluíram. A França empilha talentos em todas as posições. A Argentina conseguiu aliar competitividade a jogadores decisivos. A Espanha mantém um padrão técnico elevado, mesmo sem uma geração “galáctica”. E até a Inglaterra, antes irregular, hoje conta com uma safra consistente e profunda.
O Brasil, não.
A sensação é clara: já não somos superiores individualmente como fomos por décadas. E, no futebol moderno, onde o coletivo pesa cada vez mais, não ter essa vantagem técnica torna tudo mais difícil.
É duro admitir, mas necessário: a camisa ainda assusta, a história ainda impõe respeito, mas o campo já não confirma essa superioridade.
E talvez o primeiro passo para voltar ao topo seja justamente esse, reconhecer que, hoje, não temos o mesmo material humano que já tivemos.






