Quem vai assumir a Seduc Pernambuco? Nomes ganham forças, mas apenas no campo das especulações
Desde que Alexandre Schneider deixou a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, há exatamente cinco dias, várias têm sido as especulações em torno do escolhido por Raquel Lyra (PSDB) para assumir a titularidade dessa, que é uma das pastas carros-chefes da sua gestão.
Com estilo de manter as suas decisões a setes chaves e anunciá-las somente nos momentos, em que na sua avaliação, estiverem mais propensos, a governadora de PE ainda não confirmou a sua escolha e nos bastidores, a cada dia, mais nomes vêm surgindo, sejam de perfis políticos ou técnicos.
Já foram especulados os nomes de Mendonça Filho (União Brasil), João Paulo (PT) e agora de Débora Almeida (PSDB). Aliada de primeira hora de Raquel e com trabalho reconhecido em todo o Estado pelo seu trabalho de destaque na Educação de São Bento do Una, quando esteve à frente do Executivo, a atual deputada estadual também possui amplo conhecimento técnico para assumir a pasta.
Entretanto, o nome de Mendonça Filho ainda não pode ser descartado. Ex-ministro da Educação no governo de Michel Temmer e hoje atuando como deputado federal, Mendonça é um dos defensores do governo Raquel Lyra e pode reingressar ao Palácio do Campo das Principais, reforçando a base aliada para disputa das Eleições 2026.
Já João Paulo não negou, mas também não confirmou que seria uma opção, dentre os quadros do PT para assumir a pasta. O atual deputado estadual preferiu se esquivar da especulação justificando que não pode conversar sobre o assunto enquanto a legenda não deliberar sobre um alinhamento oficial à governadora. A conferir!

Candidata também do PT?
Em entrevista à Rádio Folha nesta segunda-feira (13), o deputado estadual João Paulo (PT) afirmou que a governadora Raquel Lyra pode ser a candidata do PT para o Governo do Estado em 2026. “Ela tem reconhecido os investimentos e a preocupação do governo Lula com Pernambuco e com o governo dela”, comentou o petista.
Mais uma derrota para Zé Queiroz
A 106ª Zona Eleitoral de Caruaru julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação Caruaru Forte de Novo contra o prefeito Rodrigo Pinheiro e sua vice, Dayse Willyane Santos Silva. A ação alegava abuso de poder político e econômico devido à suposta convocação de servidores públicos para atuar na campanha eleitoral. Mais uma derrota na conta de Zé Queiroz (PDT) e Tonynho Rodrigues (MDB).
Celulares proibidos nas salas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional.
Benefícios do INSS atualizados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta segunda-feira (13) a tabela com os novos valores dos benefícios pagos pelo órgão em 2025. Dependendo do caso, o benefício foi corrigido pelo reajuste do salário mínimo, de 7,51%, ou pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024, de 4,77%. Os novos valores, referentes a janeiro, só serão pagos a partir do fim deste mês ou do início de fevereiro.
Redução de Malha Fina
O reforço na fiscalização do Pix reduzirá a chance de o trabalhador cair na malha fina, disse nesta segunda-feira (13) o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Em entrevista à Voz do Brasil, ele voltou a desmentir a onda de fake news sobre uma taxação das transferências eletrônicas e reiterou que o trabalhador autônomo não é o foco do monitoramento.