Reassentados do Sistema Itaparica agradecem atuação do deputado Fernando Monteiro durante peregrinação em Orocó

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade

Durante a Peregrinação Interdiocesana da Campanha da Fraternidade realizada, neste sábado (5), na cidade de Orocó, o trabalho do deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) foi reconhecido por reassentados do Sistema Itaparica, que exibiram faixas de agradecimento pelo seu compromisso com a causa dos agricultores. O evento, promovido por seis dioceses de Pernambuco e Bahia, reuniu centenas de fiéis e autoridades em defesa da vida, do meio ambiente e da dignidade das famílias que dependem dos perímetros irrigados para sobreviver.

A mobilização interdiocesana teve como foco a preservação do rio São Francisco e a solidariedade aos cerca de 50 mil atingidos pela barragem de Itaparica, que há mais de 30 anos aguardam soluções definitivas para problemas estruturais dos reassentamentos. Fernando Monteiro é autor do Projeto de Lei 2113/24, que prevê a utilização otimizada, pelos projetos irrigados, do montante energético anual não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

“Os projetos de irrigação do Sistema Itaparica participam muito fortemente da nossa economia, contribuindo com a geração de emprego e renda e impactando nas vidas de mais de 50 mil pessoas”, ressaltou o deputado.

Ao lado de representantes das comunidades, Fernando Monteiro também destacou que acaba de assegurar, por meio de emenda ao Orçamento da União, o montante de R$ 50 milhões destinados a melhorias nos perímetros irrigados do sistema. A iniciativa foi apresentada em parceria com o deputado baiano Mário Negromonte Júnior.

A homenagem recebida em Orocó evidencia o reconhecimento popular e reafirma o papel do legislativo federal na busca por soluções concretas para a população do semiárido nordestino.

PUBLICIDADE
Publicidade
Pedro Augusto
Pedro Augusto atuou como repórter dos jornais Extra de Pernambuco e Vanguarda, ambos de Caruaru, e dos portais NE10 e NE10Interior, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Também já teve matérias publicadas em jornais de grande circulação como Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, além dos portais Terra e R7. Foi ainda assessor de Comunicação da Prefeitura de Caruaru, de parlamentar na Câmara de Caruaru e do Clube Atlético do Porto.