Vereador Jorge Quintino propõe ações integradas de promoção da dignidade do trabalho no Polo Têxtil

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade

Com foco na valorização do trabalho e no fortalecimento da proteção social, o vereador Jorge Quintino apresentou indicação ao Governo do Estado de Pernambuco propondo a realização de ações integradas no Polo Têxtil do Agreste. A iniciativa busca ampliar a presença do Estado de forma articulada e contínua, promovendo melhores condições de vida e trabalho para quem constrói, com esforço e criatividade, um dos principais motores da economia regional.

A proposta parte do reconhecimento da importância econômica e social da indústria têxtil na geração de renda e oportunidades, mas também das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor, sobretudo no que diz respeito ao acesso a direitos básicos, como seguridade social, proteção à maternidade, aposentadoria e apoio em situações de adoecimento.

Dentre os eixos centrais da iniciativa, está a criação do Painel Integrado de Acompanhamento Social e Econômico (PIASE), uma plataforma de articulação entre instituições públicas, universidades, sindicatos e a sociedade civil. Esse instrumento visa mapear a realidade do Polo Têxtil, subsidiando políticas públicas mais eficazes e permitindo intervenções que respeitem a especificidade do território e valorizem a dignidade do trabalho.

O vereador destaca que a ausência de informações integradas sobre as condições laborais e a realidade socioeconômica da região limita o alcance das políticas públicas. Por isso, a proposta aposta no diálogo interinstitucional como caminho para garantir inclusão, justiça social e desenvolvimento com responsabilidade.

“Essa luta é por cada pessoa que movimenta o Polo Têxtil com trabalho, dedicação e criatividade. Nosso compromisso é construir um modelo de desenvolvimento que reconheça esse esforço e assegure os direitos de quem sustenta a economia com as próprias mãos”, reforça Jorge Quintino.

PUBLICIDADE
Publicidade
Pedro Augusto
Pedro Augusto atuou como repórter dos jornais Extra de Pernambuco e Vanguarda, ambos de Caruaru, e dos portais NE10 e NE10Interior, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Também já teve matérias publicadas em jornais de grande circulação como Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, além dos portais Terra e R7. Foi ainda assessor de Comunicação da Prefeitura de Caruaru, de parlamentar na Câmara de Caruaru e do Clube Atlético do Porto.