Números apontam que as ações implementadas pelo Juntos pela Segurança – programa de combate à criminalidade do governo Raquel Lyra – já vêm provocando efeitos positivos no território estadual. De acordo com o balanço da Secretaria de Defesa Social, em 2024, houve queda de 5,5% no quantitativo de mortes violentas intencionais registradas no comparativo com o ano anterior, 2023.
Apesar de parecer pequeno, o percentual citado pode ser considerado, sim, positivo, haja vista que nos dois anos anteriores, Pernambuco acabou fechando em alta, em relação justamente aos registros de mortes violentas intencionais, em que se enquadram os homicídios, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e os óbitos decorrentes de ações das forças de segurança.
Se em 2024, 3.441 vidas foram tiradas, em 2023, 3.639 mortes do tipo foram computadas em PE, segundo os números da SDS. A redução, de acordo também com a análise da secretaria, se deu em maior proporção, a partir do último mês de maio, com o incremento na quantidade de operações de repressão qualificada e no isolamento de líderes de facções criminosas no sistema prisional.
Com muitos desafios ainda serem superados, mas demonstrando coragem para enfrentá-los, o governo Raquel Lyra vem começando a colher, beneficiando a população pernambucana, o plantio de ações sólidas, efetivas e eficazes, por meio do Juntos pela Segurança, no combate à criminalidade em todo o Estado.
Que mais investimentos do Juntos em inteligência policial e na aquisição de equipamentos para as polícias sejam realizados; que mais pontos de drogas sejam debelados; que mais operações contra o crime organizado sejam feitas; que mais policiais fortaleçam a segurança nas ruas; que os índices de mortes intencionais violentas diminuam ainda mais; os pernambucanos agradecem!!
Eleição do MPPE
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará, nesta terça-feira (07), das 9h às 17h, a eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do biênio 2025-2027. Ao todo, cinco procuradores e promotores estão na disputa pelo cargo. A categoria definirá a lista tríplice com os mais votados, que será encaminhada posteriormente à governadora Raquel Lyra (PSDB).
1ª sessão de 2025
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realiza, nesta quarta-feira (08), sua primeira sessão solene de 2025, dando posse formal ao seu novo desembargador, Marcos Antônio Matos de Carvalho. A solenidade, a ser conduzida pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, está marcada para as 9h30, no Salão Nobre do Palácio da Justiça.
Fim de prazo
Os eleitores que não comparecerem ao segundo turno das Eleições Municipais de 2024 precisam justificar a ausência até esta terça-feira (7). A justificativa é necessária somente para quem tem a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.