O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, comunicou a sua saída do PSDB, na noite dessa quarta-feira (2), por meio de texto divulgado à imprensa pernambucana. Com o saldo extremamente positivo na legenda, onde obteve duas vitórias nas urnas como candidato à vice-prefeito e outra, sendo a mais recente, como candidato reeleito à Chefe do Executivo da maior cidade do Interior de Pernambuco, Rodrigo agradeceu ao ninho tucano pelo o apoio à sua caminhada na política.
“O PSDB sempre me acolheu e deixou as portas abertas. Sou muito grato ao presidente Marconi Perillo e a todos que estiveram comigo nessa caminhada”, afirmou. A decisão do prefeito foi comunicada previamente ao presidente nacional da legenda, Marconi Perillo, e à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).
A saída de Rodrigo Pinheiro se deu menos de um mês depois da sua principal aliada política Raquel Lyra ter deixado o PSDB para ingressar no PSD. Além de Rodrigo, mais 31 prefeitos pernambucanos e a vice-governadora Priscila Krause seguiram o mesmo caminho, deixando o PSDB Pernambuco, que agora se encontra esvaziado, sendo presidido por Álvaro Porto.
No momento, sem filiação partidária em mente, o prefeito reiterou o seu compromisso para com aplicabilidade de melhorias aos setores da Capital do Agreste. “Estou na Colômbia, buscando avanços, coisas inéditas para a nossa cidade, e não estou pensando em partido. Meu foco, meu maior pensamento, no momento, é a cidade de Caruaru”, declarou.
A saída do PSDB marca um novo capítulo na trajetória política de Rodrigo Pinheiro, que segue trabalhando para fortalecer a gestão municipal e buscar novas oportunidades de desenvolvimento para Caruaru com o apoio da governadora Raquel Lyra. “Independente dessa decisão, sigo no projeto de Raquel para 2026, porque acredito que Pernambuco pode avançar muito mais”, concluiu.
Saídas justificadas por nota
A saída em conjunto foi anunciada, por meio de nota à imprensa: “Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo.
Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido. A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios”.
Novo CRAS na Zona Rural
Na manhã dessa quarta-feira (2), a prefeita em exercício de Caruaru, Dayse Silva, reinaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Malhada de Pedra, na zona rural. O novo espaço, entregue por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, foi ampliado e modernizado para oferecer um atendimento mais digno e eficiente às famílias em situação de vulnerabilidade.
“Esse momento significa muito para todos os moradores de Malhada de Pedra e eu sempre conversava com Rodrigo Pinheiro quando eu estava na Secretaria de Assistência Social e falávamos sobre este CRAS, onde todas as vezes que eu vinha, eu saía com o coração um pouquinho apertado, porque a casa onde era o antigo CRAS era pequena, mas hoje entregamos a população um espaço lindo, grande e com vários serviços”.
Acordos no solo argentino
O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) integrou a comitiva pernambucana da Missão Mendoza, iniciativa articulada pelo Governo de Pernambuco para estreitar laços com a Argentina e impulsionar o intercâmbio na vitivinicultura e no enoturismo. Durante a viagem, três importantes acordos de cooperação foram firmados, reforçando a posição estratégica do estado no setor.
Foram eles: o compromisso entre a Adepe e a ProMendoza para fortalecer o intercâmbio comercial, a parceria entre a Setur e a Emetur para ampliar o fluxo turístico entre os dois territórios, e o pacto de irmandade entre os municípios de Lagoa Grande (PE) e Tupungato, ambos reconhecidos pela produção de vinhos.
Mais mercado de trabalho
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, o deputado estadual Edson Vieira (União) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) para reforçar a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho. O parlamentar anunciou a apresentação de um Projeto de Lei que altera a Lei nº 15.487/2015, com o objetivo de ampliar a inclusão profissional de pessoas com TEA, bem como destacou a importância do cumprimento da Lei Berenice Piana, que garante educação inclusiva para pessoas com TEA.