PDT deixa base de Lula e adota independência na Câmara

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade

O PDT decidiu nesta terça-feira (6) deixar a base de apoio do presidente Lula na Câmara dos Deputados, segundo apurou o SBT News. A sigla, por unanimidade, optou por adotar uma postura de independência em relação ao governo federal.

A mudança ocorre após a saída de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência, que causou insatisfação interna entre parlamentares do partido. O ministro foi retirado do cargo após fraudes bilionárias virem à tona no INSS.

Segundo fontes ligadas à decisão, o desembarque da base de apoio reflete o desgaste na relação com o Planalto e a falta de diálogo na condução da reforma ministerial.

Com a nova posição, o partido não seguirá automaticamente as orientações do governo e votará conforme seus próprios critérios.

PDT e PT

Nas últimas eleições, o PDT apoiou formalmente a candidatura de Lula no segundo turno de 2022, após a derrota de Ciro Gomes, então presidenciável do partido, no primeiro turno.

Desde o início do governo, o PDT ocupava espaços na Esplanada, como o Ministério da Previdência, chefiado por Carlos Lupi, presidente da legenda.

Atualmente, o partido conta com 17 deputados federais na Câmara.

PUBLICIDADE
Publicidade
Pedro Augusto
Pedro Augusto atuou como repórter dos jornais Extra de Pernambuco e Vanguarda, ambos de Caruaru, e dos portais NE10 e NE10Interior, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Também já teve matérias publicadas em jornais de grande circulação como Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, além dos portais Terra e R7. Foi ainda assessor de Comunicação da Prefeitura de Caruaru, de parlamentar na Câmara de Caruaru e do Clube Atlético do Porto.