Em entrevista ao Blog Capital, Raffiê Dellon (União Brasil) confirma a sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco, nas Eleições 2026, bem como se coloca na condição de independente ao atual governo do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD). O político caruaruense também avaliou como um erro vergonhoso o apoio dado pelo União ao PDT, nas Eleições Municipais de 2024.
Blog Capital – Você confirma a sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2026?
Raffiê Dellon – Confirmadíssimo. Sou pré-candidato a deputado estadual na eleição do próximo ano. Caruaru já entendeu que novos ciclos políticos precisam ser iniciados, com novos personagens, novos no pensamento, na forma de fazer política e de representar nossa gente. Eu conheço cada lugar dessa cidade, e consequentemente, cada problemática de uma cidade que se transformou em uma região. Eu estou conectado com o nosso povo.
BC – Você disputou a última eleição geral, em 2022. De lá para cá, como percorreu o caminho para chegar a sua segunda candidatura à Alepe e quais fatores levaram você a se candidatar novamente?
RD – A minha pré-candidatura a deputado estadual surge de uma vontade popular que recebo diariamente. Eu vivencio a minha cidade todos os dias, a zona urbana, rural, os rincões de Caruaru. Eu me preparei a vida toda para representar a nossa gente, com passagens exitosas no executivo, transformando a JUCEPE, revolucionando a administração do DETRAN, verticalizando a Sudene para o interior do Nordeste, agora, na luta em prol do municipalismo no CONIAPE. Estou pronto pra ser a voz de Caruaru na ALEPE.
BC – Na última eleição municipal, você adotou a postura de neutralidade. Você atualmente é oposição ao governo Rodrigo Pinheiro?
RD – Na última eleição municipal, me tiraram o direito de disputar a eleição, essa é a verdade. Fui vítima de um processo errôneo, amador e resultado da pequenez de um partido gigante que é o União Brasil. O partido errou vergonhosamente em apoiar o PDT, eu dizia isso lá atrás e tudo se confirmou. Em nível local, me considero independente. Vou ajudar a gestão local como deputado estadual.
BC – O União Brasil federou com o PP. Como você analisa essa junção e como se encontra atualmente a atuação do União Caruaru?
RD – Só existiu União Brasil na disputa passada graças a uma articulação minha. A partir do momento que me tiraram do processo, os caminhos da legenda foram por água abaixo. Sou suplente do partido, não tenho interesse momentâneo em deixar a legenda. A federação já era algo esperado, envolve um contexto maior, bancadas no Congresso e espaço federal, natural do processo.
BC – Vai dobrar com qual federal?
Muito cedo para essa definição. Temos tempo, primeiro iremos analisar a questão partidária. Sou grato de ter recebido inúmeros convites, a exemplos do PL, Podemos e PSDB. Hoje, o caminho natural seria o PRD, presidido pelo presidente estadual Josafá Almeida, que foi muito correto comigo e será fundamental na minha escolha futura. Mas levando em conta que o foco do PRD é a chapa de federal, vamos aguardar os desdobramentos. Eleição proporcional é conta matemática de viabilidade de êxito eleitoral.
Respostas de 2
Raffier apessoa serta para representa um Estado de Pernambuco
Realmente o pré candidato à Deputado Estadual, Raffiê Dellon conhece Caruaru e Região como nenhum outro, diante disso precisamos dar oportunidade a quem realmente quer fazer e está preparado para isso. Conte conosco!!