A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), sediou, esta semana, no auditório da Seduc, a etapa final da 1ª edição das Olimpíadas de Empreendedorismo Interescolares. A iniciativa inovadora visa incentivar competências empreendedoras para os estudantes do anos finais do Ensino Fundamental.
Com um projeto pioneiro na educação do município, os estudantes das Escolas em Tempo Integral, em parceria com o Projeto Clube de Negócios, passaram por etapas durante o processo. Entre elas, a idealização do projeto, criação de aplicativo, vídeo documentário, jogos e outros.
Dentre as escolas finalistas, três assumiram as primeiras colocações. Em 1º lugar ficou a ETI Capitão João Velho, com o projeto Ecobiogigestor. O 2º lugar foi para a ETI Professor Rubem de Lima Barros, com o projeto Eclosion Camélia. Já o 3º lugar foi o projeto I Pets, também da ETI Professor Rubem de Lima Barros.
Para a representante do 1º lugar, participar da olimpíada foi de grande aprendizado. “Fazer parte desse time, em especial, nos motivou a cada dia, não só agora pela conquista do resultado final, mas, cada passo que íamos avançando era gratificante demais. Ver nosso trabalho sendo reconhecido vale mais que qualquer prêmio”, frisou a estudante Maria Alice.
“Uma grande iniciativa que, além de somar na vida de todos os estudantes que participaram, também descobre inúmeros talentos fora da sala de aula. Um projeto grandioso e que, sem dúvidas, terá continuação dentro do nosso planejamento de 2026″, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Kaio Colaço.
Além da premiação em dinheiro, as três primeiras equipes receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Houve também certificados de conclusão para todos os participantes e uma impressora 3D para a escola vencedora.