Sindloja sugere pausa programada de lojas durante os horários dos jogos do Brasil

Foto: Pedro Augusto/Blog Capital
PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade

Com a proximidade de uma nova fase da Copa do Mundo, o Sindloja Caruaru está orientando os lojistas sobre as melhores práticas para gerenciar a jornada de trabalho nos dias de jogos do Brasil, buscando equilibrar a operação do comércio com o interesse dos colaboradores. A legislação não prevê a dispensa automática, portanto, qualquer flexibilização deve ser acordada previamente.

Para as empresas que conseguem flexibilizar a jornada com a dispensa de seus funcionários durante os jogos, a opção mais segura é a formalização de um Termo de Compensação de Horas. Este documento, firmado por meio de acordo individual e por escrito com cada colaborador, deve registrar que as horas de ausência serão compensadas em outra data, garantindo total segurança jurídica para o empregador e transparência para o empregado.

Já para as atividades que não podem ser interrompidas, o Sindloja está sugerindo uma pausa programada durante o horário dos jogos. Nesses casos, a empresa pode conceder um intervalo estendido durante a partida, suspendendo as atividades. Se acordado previamente, esse período específico não será considerado tempo à disposição do empregador, contanto que os colaboradores estejam liberados de suas funções. Após o término do jogo, as atividades poderão ser retomadas normalmente para completar a jornada do dia.

Independentemente do modelo escolhido, o Sindloja reforça: comunique e formalize. Uma política clara, divulgada com antecedência, é a melhor forma de evitar mal-entendidos e garantir que todos possam aproveitar o evento com tranquilidade e segurança.

PUBLICIDADE
Publicidade
Pedro Augusto
Pedro Augusto atuou como repórter dos jornais Extra de Pernambuco e Vanguarda, ambos de Caruaru, e dos portais NE10 e NE10Interior, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Também já teve matérias publicadas em jornais de grande circulação como Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, além dos portais Terra e R7. Foi ainda assessor de Comunicação da Prefeitura de Caruaru, de parlamentar na Câmara de Caruaru e do Clube Atlético do Porto.