Nessa terça-feira, 1º de abril, a Câmara de Vereadores de Caruaru chegou à sua 15ª sessão ordinária da atual 19ª Legislatura. A data também ficou marcada pelo encerramento do primeiro trimestre de trabalhos legislativos, tendo como protagonistas os 23 vereadores que vêm ocupando cadeira no Plenário Casa Jornalista José Carlos Florêncio. E o que dizer a respeito destes primeiros três meses de atuações parlamentares?
Com base quase que esmagadora na Casa, em números, 16 aliados, todos do seu palanque nas Eleições Municipais 2024, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, obteve aprovação em todos projetos enviados para votação, contando até em alguns casos, com os votos favoráveis da chamada bancada de oposição. Dentre eles, os que asseguraram reajustes nos salários dos professores municipais contratados e efetivos, dos agentes de trânsito e guardas municipais.
Eleito por unanimidade para presidir a Câmara Municipal pelo biênio (2025/2026), durante a posse ocorrida no dia 1º de janeiro, no Centro de Convenções de Caruaru, Bruno Lambreta, que tem se mostrado um grande aliado do chefe do Executivo, mais uma vez, vem conduzindo a locomotiva da Casa sem deixá-la sair do trilho, caracterizando a sua gestão por meio do diálogo.

Rodrigo tem como líder de governo, Cabo Cardoso, que vem se destacando durante os embates discursivos com a oposição, sem deixar de apresentar matérias propositivas, objetivando propiciar melhorias ao povo de Caruaru.
Neste contexto, também há de se destacar os engajamentos dos vereadores Jorge Quintino, Hugo Leonardo, Galego de Lajes, Carlinhos da Ceaca, Raminho Xavier, Anderson Correia, dentre outros parlamentares que apresentaram, durante este primeiro trimestre, propostas interessantes direcionadas aos setores da Educação, Agricultura, Animalista, Esporte e de Segurança.
Quanto à bancada de oposição, Sílvio Nascimento, Fagner dos Animais, Edilson do MST, dentre outros, procuraram apresentar soluções para demandas voltadas à distribuição de água, aos serviços de saúde, às políticas públicas animalistas e à segurança.
No âmbito geral, um desempenho satisfatório para envergadura de uma Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Ingresso na PMC
Com exclusividade ao Blog Capital, o vereador Renato Lyra confirmou, na sessão ordinária dessa terça-feira (1⁰), na Câmara, o seu ingresso oficial na gestão Rodrigo Pinheiro, para o próximo mês de maio, quando assumirá a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Caruaru.
Com vasta experiência na área e já com trabalhos reconhecidos por parte dos caruaruenses em prol da causa animal, Renato se licenciará do cargo de vereador, neste mês, para assumir a nova missão, deixando de forma interina uma das cadeiras do PP na Casa para a primeira suplente da legenda, nas Eleições Municipais 2024, Aline Nascimento.

Inclusão digital para idosos
O vereador Jorge Quintino apresentou a criação do Programa Municipal de Inclusão Digital para Idosos. A iniciativa não se resume a ensinar tecnologia, mas a construir pontes de comunicação que superem desafios reais enfrentados por cidadãos a partir dos 60 anos – como o uso de QR codes, o acesso limitado a dispositivos modernos e a necessidade de um aprendizado que respeite o ritmo e a experiência de cada um.
O programa contará com oficinas e treinamentos adaptados abrangendo desde o ensino de informática básica e o uso de smartphones até o domínio das redes sociais e aplicativos essenciais, sempre com foco na segurança digital, para que os participantes possam evitar golpes e fraudes virtuais.

Agricultores Infantojuvenis
O vereador Hugo Leonardo apresentou, durante a sessão ordinária também dessa terça-feira, o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Formação Educacional para Agricultores Infantojuvenis. A proposta busca capacitar crianças e adolescentes sobre a agricultura familiar.
“Com a execução desse projeto, queremos fortalecer, incentivar e qualificar os jovens da zona rural de Caruaru sobre o empreendedorismo agrário e as suas oportunidades de negócios”, destacou o vereador.

Audiência Pública
Nesta quarta-feira, 2 de abril, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores, o vereador Fagner dos Animais realiza audiência pública para discutir sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Fagner foi o primeiro vereador a levantar a bandeira sobre esta causa na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir políticas públicas, ampliações e avanços nos serviços por parte do Poder Executivo.