Coluna Capital desta segunda-feira (12): bate-chapa à vista na eleição nacional do PT?

A uma semana do término do prazo para inscrições de chapas visando a sua eleição interna, no próximo mês de julho, o Partido dos Trabalhadores prossegue com vários candidatos dispostos a disputar no Processo de Eleição Direta 2025, o comando nacional da legenda.

Pelo menos até agora, cinco nomes já se colocaram na disputa, sendo eles: Edinho Silva, Valter Pomar, Romênio Pereira, Rui Falcão e Washington Quaquá.

Ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), no governo de Dilma Rousseff e ex-prefeito de Araraquara-SP, Edinho Silva tem a preferência do presidente da República e maior nome dos 45 anos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Para tentar unificar as pré-candidaturas em torno de seu preferido, Lula vem contando com o apoio do atual presidente interino da sigla, o senador Humberto Costa (PT-PE), que vem mantendo agendas de reuniões com os nomes colocados.

Com tantas arestas para aparar até o término no prazo, ao que tudo indica, após sete anos sem eleições internas para o comando nacional, o PT poderá ter, sim, bate-chapas, no PED marcado para o dia 6 de julho.

Isso se daqui para o término do prazo, o maior líder da legenda não convença os demais caciques petistas em volta da sua escolha. A conferir!

Datas marcadas

O 1º turno da eleição interna do PT está marcado para 6 de julho e o 2º turno, caso necessário, será no dia 20 de julho. Poderão participar do processo eleitoral os que se filiaram ao partido até 28 de fevereiro de 2025.

4 anos de mandato

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, até o último dia 4 de outubro, o PT tinha 1.653.361 filiados. O mandato de presidente do PT é de 4 anos, sendo permitida até uma reeleição.

Em PE, 7 candidatos

Em Pernambuco, com o fim do prazo para inscrições de candidatos à presidência estadual da legenda, sete nomes se registraram para concorrer ao cargo. O primeiro turno da eleição também está agendado para o dia 6 de julho.

Os nomes

Pela corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), três candidatos: Carlos Veras, Márcia Conrado, e Sérgio Goiana, já pela PT Militante e pela Alternativa Socialista Democrática, apenas um cada, sendo eles, respectivamente, Messias Melo e Osmar Ricardo. Também são candidatos: Fernando Ferro e Prazeres Barros.

Exploração de minerais

O presidente Lula afirmou, no sábado (10), que quer ampliar a pesquisa e exploração de minerais críticos no país e busca na Rússia as parcerias para esse projeto. Lula cumpriu agenda em Moscou na quinta (8) e sexta (9) e disse que o Brasil não pode jogar fora nenhuma oportunidade para a transição energética.ebc Coluna Capital desta segunda-feira (12): bate-chapa à vista na eleição nacional do PT?ebc Coluna Capital desta segunda-feira (12): bate-chapa à vista na eleição nacional do PT?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *