Reeleito com 2.134 votos nas Eleições Municipais 2024, Jorge Quintino tem sido um daqueles vereadores que vem trazendo pautas a serem discutidas e transformadas em projetos de Lei na Câmara de Vereadores de Caruaru.
Atualmente filiado ao Podemos Caruaru, o parlamentar vem levantando a bandeira da luta por melhorias no acolhimento, atendimento e assistência, para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, sejam nos âmbitos escolar, social e de saúde.
Conhecido na Capital do Agreste como o vereador Defensor dos Autistas, Quintino, que é educador de formação, também vem apresentando projetos importantes nas áreas da educação, valorizando os profissionais e estudantes da rede municipal de ensino.
Sempre conectado com as demandas da maior cidade do interior de Pernambuco, o vereador ainda tem se empenhado nas discussões e elaborações de iniciativas interessantes a serem adotadas para impulsionar a mobilidade, o meio ambiente e a tecnologia local.
Com conhecimentos vastos sobre os assuntos os quais discorre sempre que vai até à tribuna, Jorge Quintino é um daqueles vereadores que verdadeiramente vale o voto na urna e vale a pena acompanhá-lo nas sessões da Casa.
Anteprojetos
Na sessão da última quinta-feira (22), o vereador Jorge Quintino apresentou dois anteprojetos que colocam Caruaru na trilha das cidades mais modernas e inteligentes do país. As propostas buscam consolidar uma nova fase na gestão pública, aliando tecnologia, inovação e participação social para melhorar a vida da população.
Cidade Inteligente
O primeiro anteprojeto institui a política municipal de “Cidade Inteligente”, com foco na implementação de infraestrutura tecnológica para otimizar os serviços públicos. Já o segundo anteprojeto cria o Conselho Municipal de Inovação, Tecnologia e Startups de Caruaru (CMITS-Caruaru), que terá a missão de formular políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo digital e da economia criativa no município.
Polo Têxtil do Agreste
Com foco na valorização do trabalho e no fortalecimento da proteção social, também nesta semana, o vereador Jorge Quintino apresentou indicação ao Governo de Pernambuco propondo a realização de ações integradas no Polo Têxtil do Agreste. A iniciativa busca ampliar a presença do Estado de forma articulada e contínua, promovendo melhores condições de vida e trabalho para quem constrói, com esforço e criatividade, um dos principais motores da economia regional.
Plataforma de articulação
Dentre os eixos centrais da iniciativa, está a criação do Painel Integrado de Acompanhamento Social e Econômico (PIASE), uma plataforma de articulação entre instituições públicas, universidades, sindicatos e a sociedade civil. Esse instrumento visa mapear a realidade do Polo Têxtil, subsidiando políticas públicas mais eficazes e permitindo intervenções que respeitem a especificidade do território e valorizem a dignidade do trabalho.

