Ambulantes devem solicitar ligação provisória de energia para o São João com antecedência; saiba como fazer

A 15 dias para a celebração do São João, a Neoenergia Pernambuco intensificou o atendimento aos interessados em solicitar ligações provisórias para as festas, em todo o Estado. Os ambulantes e barraqueiros que desejarem contar com o fornecimento de energia regular durante o período precisam fazer o pedido e atender alguns pré-requisitos para a execução do serviço.

Entre as exigências do setor elétrico para a realização de uma ligação provisória estão a autorização do uso do solo pela prefeitura, a declaração da carga que será utilizada e o pagamento da taxa única de vistoria, ligação e desligamento. O padrão de entrada e o aterramento do sistema também são de responsabilidades do cliente. É importante ressaltar que o local ainda precisa atender aos critérios técnicos e de segurança.

“Hoje, a Neoenergia possui um serviço célere para garantir o atendimento provisório, porém existem alguns prazos no processo, como o de até cinco dias úteis para a realização da ligação. Quanto antes tivermos esses pedidos, poderemos nos planejar e atender no mais curto espaço de tempo possível, até mesmo antes dos cinco dias”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Luiz Paulo Marinho.

É importante ressaltar que a Neoenergia Pernambuco estará com o dobro de eletricistas nas ruas de todo o Estado para acompanhar os arraiais e retirar todo tipo de ligação clandestina que estiver sendo feita para atender qualquer tipo de cliente.

“Nossa tolerância com ligações clandestinas será zero. Por isso estamos chamando a atenção para o uso indevido da energia que contribui para o risco de acidentes. Não é admissível uma pessoa subir no poste e fazer uma gambiarra em tempo algum, mas no São João a situação é ainda mais sensível, porque é muita gente aglomerada. Qualquer intervenção indevida na rede pode ser fatal”, comentou Luiz Paulo

Outro ponto relevante é que a ligação provisória também protege os equipamentos dos barraqueiros e comerciantes, evitando possíveis danos elétricos que podem acabar com a atividade nos dias de Momo. “É um cuidado que deve ser tomado por quem deseja trabalhar da forma correta, segura e sem prejuízo”, finalizou.

EQUISITOS DE SEGURANÇA PARA REALIZAÇÃO DA LIGAÇÃO PROVISÓRIA
01 – Todo material, inclusive o ramal de ligação (fio que liga a rede da Neoenergia à barraca, trailer, palco etc), é de responsabilidade do cliente, como também a montagem do padrão onde será instalado o medidor.
02 – O ramal de ligação deverá possuir, obrigatoriamente, as seguintes características: utilização de cabo 4 (quatro) milímetros (PP) duas vias, em perfeitas condições e sem emendas.
03 – A Neoenergia não permitirá ligações com condutores pelo solo ou extensão.
04 – As ligações provisórias só poderão ser realizadas em locais onde já existe rede de distribuição de energia e sem travessia de rua.
05 – As barracas deverão possuir ponto de fixação (barrote + rack, cantoneira etc.) para elevação do ramal de ligação à altura padrão de 3 metros.
06 – As barracas deverão ser providas de dispositivo de proteção (disjuntor), padrão Neoenergia.
07 – Barracas e estruturas metálicas (palcos, camarins etc.) obrigatoriamente deverão ser providos de aterramento.
08 – A ligação só será efetuada mediante a apresentação das faturas de consumo e serviço pagas.
09 – Nos casos que forem identificadas cargas adicionais, o cliente deverá desligá-las até que ocorra a regularização da situação junto à distribuidora.
10 – As ligações provisórias das barracas só serão realizadas com cabo de 4 (quatro) milímetros (PP) duas vias e o aterramento devidamente instalado.
11 – A ligação interna não poderá ter contato com a parte metálica da barraca.

SÃO JOÃO SEGURO – Para conscientizar sobre o uso seguro da energia elétrica no período junino, a Neoenergia coloca no ar uma nova campanha de orientação. Com o refrão “Agora é São João, agora é alegria! Não deixe o fogaréu acabar sua energia”, o jingle da campanha reforça a importância com a segurança durante as festas juninas pelo país. A iniciativa se soma às ações preventivas que incluem manutenções contínuas já realizadas rotineiramente. As peças já estão sendo veiculadas em rádios e nas plataformas digitais.

Tanto na capital quanto nas cidades do interior, a distribuidora também alerta sobre o perigo das ligações clandestinas. Além de ser uma ameaça ao funcionamento da rede elétrica, o popular “macaco” é crime. Por isso, empresa intensifica as orientações para quem quer aproveitar o São João sem acidentes com a rede elétrica. Esse trabalho inclui instruções sobre procedimentos corretos para as instalações decorativas, como os “cordões de luzes” que enfeitam residências, condomínios, clubes e vias públicas nessa época do ano. As peças publicitárias também alertam para não soltar balões, não pendurar bandeirinhas e não acender fogueiras perto dos fios elétricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *