O nome do atual ministro da Previdência do Brasil, Wolney Queiroz (PDT), voltou a estampar as manchetes de veículos de grande repercussão nacional, de forma mais uma vez negativa. Conforme publicou, nessa terça-feira, o Metrópoles, ainda sendo acompanhando por demais portais, Wolney reuniu-se com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, dentro do ministério no início do governo Lula, em janeiro de 2023.
Segundo as investigações da Polícia Federal, o Careca do INSS é apontado como o principal operador do esquema de descontos indevidos em aposentadorias. Também de acordo com a PF, o lobista recebia dinheiro das entidades envolvidas nas fraudes contra aposentados e pagava propina a dirigentes do INSS.
Ainda sobre essa reunião, o ex-procurador do INSS, Virgílio Oliveira Filho, que está sendo investigado por suposto envolvimento no esquema bilionário de fraudes contra aposentados, afirmou que ela foi agendada por um assessor do então deputado federal Wolney Queiroz, que assumiria o cargo de secretário-executivo do Ministério da Previdência no mês seguinte.
Conforme ainda a reportagem do Metrópoles, a declaração de Oliveira Filho contradiz a versão apresentada pela assessoria de Wolney, que afirmou que a reunião foi organizada e conduzida pelo ex-procurador, sem anuência prévia do então futuro secretário-executivo.
Além do Careca do INSS, participaram desse encontro, os então diretores do INSS André Fidelis (Benefícios) e Alexandre Guimarães (Governança), ambos também investigados por suposto recebimento de propina para favorecer entidades envolvidas no esquema.
Ou seja, mais um episódio para que a Polícia Federal apure em todos os seus detalhes!
Repercussão
O escândalo de descontos indevidos nas aposentadorias de beneficiários do INSS ainda vem repercutindo bastante na Câmara Municipal de Vereadores. Durante a 31ª sessão ordinária ocorrida nessa terça-feira (3), o vereador Cabo Cardoso (Avante) criticou o governo Lula, o qual faz parte o ex-deputado federal por Pernambuco, o caruaruense Wolney Queiroz (PDT), que atualmente é ministro da Previdência.
Corrupção
“A corrupção é normal em relação a esse governo que se encontra governando o Brasil. Já foi mensalão, petrolão, enfim, uma roubalheira que faltam nomes para Polícia Federal colocar nas operações e agora essa bronca no INSS. E Caruaru está aí, estampada nos jornais, com um ex-deputado federal envolvido, supostamente, até o talo”, criticou Cardoso.
Resposta
Correligionário e aliado de todas as horas de Wolney, o vereador Fagner dos Animais respondeu à fala de Cardoso. “Não adianta querer atingir o ex-deputado Wolney, porque a sociedade não é besta. Isso não vai colar! Vamos ter audiência nesta Casa, mas vamos discutir a verdade! Não venham querer taxar Wolney de esquema, porque isso, ele não participou”.
Hospital
Durante o seu discurso na tribuna, o vereador Mano do Som (PDT) destacou a indicação que fez junto ao Governo do Estado a fim de que melhorias sejam realizadas na infraestrutura do Hospital São Sebastião, no bairro Maurício de Nassau. “Aquele setor de trás da unidade se encontra desativado há mais de 20 anos. Pedi que seja reativada aquela parte para que mais leitos de UTI sejam oferecidos”.
Projeto
Também na sessão da Câmara de Caruaru, o vereador Sílvio Nascimento (PL) apresentou projeto de lei, que visa instituir a Semana Municipal de Liberdade de Imprensa. “Esta semana envolverá toda a sociedade civil e organizada com o objetivo de movimentarmos, debatermos, discutirmos e defendermos a liberdade de imprensa”.