Coluna Capital desta terça-feira (1º): os números expressivos de Pernambuco e Caruaru nas gerações de empregos

Nesta segunda-feira (30), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, divulgou números relacionados às gerações de novos postos de trabalhos nos âmbitos municipal, estadual e federal, no último mês de maio, e especificamente Pernambuco e Caruaru, alcançaram saldos positivos.

Segundo os dados do Novo Caged, no último mês de maio, o Estado obteve o acréscimo de 106,48% no quantitativo de postos de trabalho criados em comparação com o mesmo mês de 2024. Já a Capital do Agreste, somente nos 30 dias de maio de 2025, computou 472 novas oportunidades de emprego.

No âmbito estadual, o setor que mais gerou empregos em maio deste ano foi o de serviços com a abertura de 5.386 novas vagas, já em Caruaru, o maior destaque, no mesmo intervalo, ficou para indústria com saldo de 194 novos postos de trabalho.

De posses dos respectivos resultados, tanto o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, como o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jaime Anselmo, destacaram os incentivos realizados por suas gestões a fim de impulsionar cada vez mais as criações de novas oportunidades de trabalho em Pernambuco e Caruaru.

“Isso é resultado de uma ação contínua para atração de investimentos privados e realização de investimentos públicos. Essas ações coordenadas estão mostrando resultado na criação de um melhor ambiente de negócios. Isso é um excelente resultado para a vida dos pernambucanos”, afirmou Guilherme.

“O resultado reforça que o trabalho da gestão tem sido estratégico para impulsionar a economia e gerar oportunidades. Caruaru tem avançado mês a mês, e seguimos empenhados em criar um ambiente cada vez mais favorável para quem quer investir, empreender e trabalhar”, ressaltou Jaime.

Desempenhos expressivos e animadores estes que projetam um segundo semestre também positivo em termos de oportunidades preenchidas no Estado e na maior cidade do interior pernambucano.

 

eacafe00-52ce-45d3-b660-07fe5889da88-300x200 Coluna Capital desta terça-feira (1º): os números expressivos de Pernambuco e Caruaru nas gerações de empregosConfecção em alta na indústria caruaruense

No topo do ranking de empregos criados, no último mês de maio, em Caruaru, a indústria teve como principal  destaque o segmento de confecção de artigos de vestuário, que foi responsável por 84 novos empregos. O comércio também teve desempenho significativo no período, com 154 novas vagas, sendo o varejista de roupas o principal responsável, com 38 empregos gerados.

Os setores de serviços, com 57 novas vagas, construção civil, com 54, e agropecuária, com 13, também contribuíram para o saldo positivo, evidenciando um movimento de crescimento distribuído em diversas áreas da economia local.

2ª posição 

Com 9.754 novos postos de trabalho com carteira assinada registrados em maio, PE conquistou a segunda posição entre os maiores geradores de emprego do Nordeste, atrás apenas da Bahia (12.858), como também superou o saldo de toda a região Sul do País, que somou 7.117 vagas no mesmo mês. Já no Brasil, Pernambuco foi o quinto maior gerador de empregos, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Engajamento

A governadora Raquel Lyra enalteceu o trabalho desenvolvido pelo governo do estado no impulsionamento de mais vagas de empregos em PE. “Este é um trabalho feito por todo o governo, por meio de programas de empreendedorismo, obras de estradas, iniciativas de qualificação e outras ações, colocando Pernambuco em importantes posições no Nordeste e no Brasil”.

Saldo + no país

O Brasil fechou o mês de maio com saldo positivo de 148.992 postos de trabalho com carteira assinada. Já no acumulado do ano, de janeiro a maio, o país gerou 1.051.244 mil novas vagas, um crescimento de 2,3%. O estoque de empregos formais no país é de 48.251.304. Os cinco grupamentos principais resultaram em geração positiva de empregos, liderado pelo setor serviços com saldo de 70.139, seguido por comércio, com 23.258.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *