Conselho Municipal de Juventudes realiza Fórum e cobra criação de Secretaria de Juventudes em Caruaru

Na última segunda-feira (18) o Conselho Municipal de Juventudes de Caruaru (CMJ) realizou, na Secretaria de Educação (Seduc), o Fórum Municipal de Juventudes, que reuniu mais de 200 jovens ao longo de todo o dia. O evento marcou um momento histórico para a cidade, com a escuta ativa das dores, anseios e necessidades das juventudes, além da construção coletiva de propostas para enfrentar os principais desafios que impactam a vida da população jovem.

Durante os debates, foram identificados problemas urgentes e apontados caminhos para a formulação de políticas públicas específicas para as juventudes. Todas as propostas apresentadas no Fórum serão sistematizadas em um Caderno de Políticas Públicas para as Juventudes, que consolidará as metas, prioridades e pautas estratégicas para os anos de 2025 e 2026.

O presidente do Conselho, Izaque Costa, destacou a importância histórica da iniciativa: “Pela primeira vez, Caruaru escuta suas juventudes de forma tão ampla e democrática. Este Fórum não é apenas um espaço de fala, mas de construção real de políticas públicas que vão impactar diretamente a vida da nossa geração e das que virão. Estamos deixando um legado de participação e protagonismo juvenil.”

Na ocasião o Conselho fez uma solicitação pública ao poder executivo para a criação de uma secretaria de Juventudes, para atender de forma específica os jovens de 15 a 29 anos, com políticas públicas eficazes, além da criação de um fundo municipal de juventudes, para que possam existir recursos específicos para a temática.

Com este marco, Caruaru reafirma seu compromisso em colocar as juventudes no centro das decisões, construindo uma cidade mais inclusiva, participativa e alinhada com os sonhos e necessidades de seus jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *