O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco realizou, neste domingo (24), seu encontro estadual que oficializou como novo presidente da legenda em Pernambuco o deputado federal Carlos Veras. O ato político foi marcado pela unidade interna e pela reafirmação do apoio à candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Humberto Costa em 2026.
O encontro reuniu dirigentes petistas de todas as regiões do estado e contou com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva, e do ex-ministro José Dirceu. Também participaram lideranças de partidos aliados, como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o deputado e presidente do PSB, Sileno Guedes (PSB), a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), a presidente estadual do PCdoB, Thalia Milhome (PCdoB), o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago (Rede Sustentabilidade) e o representante do Cidadania, o Marcelo Gadelha.
Durante o encontro, Edinho Silva ressaltou a necessidade de o PT se fortalecer junto às bases e destacou a centralidade da reeleição de Lula e Humberto para o futuro político do país. “O centro da nossa ação neste período é reeleger Lula para garantir o avanço e a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Há pouco, o presidente me ligou para saber como estava o evento, e eu disse que o PT de Pernambuco está unido e dará uma importante contribuição ao projeto do partido em 2026”, afirmou.
Em sua fala, o senador Humberto Costa reforçou que a prioridade é consolidar uma base sólida de apoio ao governo Lula no Congresso Nacional. “Estamos aqui não para falar de projetos pessoais, mas de um projeto coletivo para Pernambuco e para o Brasil. Nosso compromisso é melhorar a vida da população, e sabemos a importância de Lula e de uma base aliada forte para garantir a governabilidade”, declarou.
O ministro Sílvio Costa Filho também assegurou apoio do Republicanos à reeleição de Humberto. “Independentemente de posição partidária, o Republicanos em Pernambuco estará ao lado de Humberto e de Lula. Precisamos eleger aliados que defendam a democracia, apoiem o governo e enfrentem o bolsonarismo, em defesa das instituições e do povo brasileiro”, ressaltou.
Já o novo presidente estadual do PT, Carlos Veras, destacou a trajetória de Humberto Costa e a importância de consolidar uma aliança progressista no estado, “Precisamos de senadores comprometidos com o campo democrático e popular, que ajudem a construir um futuro mais justo para o nosso povo”, concluiu.