Penúltima noite de Pernambuco Meu País contou com doçura e agito em Caruaru

Nem o frio, nem a garoa impediram o lotado Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga de viver uma grande noite com igualmente grandes artistas que subiram no Palco Pernambuco Meu País neste sábado em Caruaru (6). Do maracatu ao pop, passando por momentos de doçura e agito, a penúltima noite do festival já começou a deixar um gostinho da saudade dos grandes shows, com apresentações cativantes de Iza, Criolo, Tiago Iorc, Lucas Mamede e o Maracatu Piaba de Ouro.

As cores, os metais e os batuques do Piaba de Ouro chegaram diretamente de Olinda para abrir a noite com a força do legado do Mestre Salu para tomar não só o palco, como o chão, com seu estandarte e seus caboclos de lança desfilando pelo pátio enquanto a música era feita no palco. Em seguida, o pernambucano Lucas Mamede trouxe seu show, embalado por suas doces canções autorais e versões de canções como “Eu Só Quero Um Xodó” e “Anunciação”, encantando o público que já começava a lotar o pátio.

Ainda na doçura musical, Tiago Iorc subiu no palco para encantar um público que tinha todas as suas letras na ponta da língua. Com seu violão e arranjos doces, trouxe sucessos antigos e projetos novos, além de homenagens a Renato Russo e Tim Maia. Iorc também esteve acompanhado da pernambucana Joyce Alane em uma participação mais que especial com a junção das duas vozes, encerrada com uma versão de “Tangerina”, um dos grandes hits do cantor.

Em seguida, foi a vez do rapper paulista Criolo, que circula o país com sua turnê de 50 anos de vida, completando aniversário ontem e recebendo um emocionante “parabéns pra você” por parte do público. Ele fez um passeio por toda sua carreira, abrindo com “Mariô”, passando por outras grandes letras como “Esquiva da Esgrima”, “Sistema Obtuso” e “Subirusdoitiozin”, além de um bloco totalmente dedicado ao seu trabalho com o samba.

“É lindo demais estar aqui em Caruaru. Quis o destino que eu passasse meu aniversário aqui. Hoje, pela manhã, eu pude conversar com o incrível artista pernambucano Amaro Freitas e a gente conseguiu fechar uma parte que era muito importante do nosso disco, então Caruaru acaba se tornando um marco histórico na minha vida pessoal, meu aniversário, estar nesse território, em Pernambuco e finalizando um trabalho tão importante para nós que ainda virá ao mundo”, afirmou Criolo em entrevista pouco antes do show.

Para encerrar sem deixar ninguém parado, o peso e o swing da música de Iza levou o Pátio de Eventos ao delírio. A cantora carioca esquentou o fim da noite com seu caminhão de sucessos, abrindo com “Fé” e logo passando por hits como “Dona de Mim”, “Mega da Virada”, “Gueto” e “Talismã”. Absolutamente todas as músicas ganhando um coro enérgico da plateia, de quem se despediu ao som de “Pesadão”, celebrando sua primeira passagem pela cidade.

“Estou muito feliz de estar aqui em Caruaru através da música e queria muito estar aqui para aproveitar e conhecer esse lugar que faz parte da minha carreira. Shows no interior do país fomentam nossa carreira como artista, isso que movimenta a nossa vida e torna possível vivermos do nosso sonho. Estou feliz de estar de volta ao Nordeste e feliz também por estar em um festival que é aberto, democrático, sinto que vou ver muita gente especial lá fora, feliz que essas praças existem e são fomentadas dessa forma”, disse Iza, momentos antes do shows.

O Festival Pernambuco Meu País encerra sua circulação pelo estado neste domingo (7), com shows do projeto Meu Coração é Brega, Conde Só Brega, Toque Dez e Tierry, com o brega e o arrocha como trilha sonora da despedida.

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página