Caruaru se destaca na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília

Publicidade

A comitiva de Caruaru participou, de segunda (29) a quarta-feira (1º), da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada em Brasília. Após quase dez anos, o evento reuniu cerca de quatro mil participantes de todas as regiões do país e se consolidou como a principal representação de participação social para formulação de políticas voltadas à igualdade de gênero, sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

A comitiva caruaruense foi composta pela secretária da Mulher, Luana Marabuco, a secretária executiva Hannah Miranda, a gerente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Morgana Barros, as delegadas da sociedade civil Nazareth Silva e Yara Maria, além de representantes das conferências livres de costureiras e de hip-hop. Além das atividades da conferência, a comitiva participou de uma visita ao gabinete avançado de Brasília, acompanhada pela secretária da Mulher de Benevides (PA), Luzineide Faria, fortalecendo o diálogo intermunicipal e a troca de experiências.

No primeiro dia, a abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da governadora Raquel Lyra, que acompanharam a assinatura de novas leis e medidas voltadas à promoção da igualdade de gênero, incluindo a ampliação da licença-maternidade e a garantia da igualdade salarial entre homens e mulheres.

Caruaru ganhou destaque ao apresentar a Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque como referência no eixo temático “Trabalho, cuidado e responsabilidade compartilhada”, sendo incluída no caderno de novas políticas do Ministério das Mulheres. O equipamento, inaugurado em junho no Residencial Luiz Bezerra Torres, é a primeira lavanderia pública do Brasil equipada com recursos do Ministério e tem como objetivo ampliar a autonomia econômica das mulheres e combater a divisão sexual do trabalho.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou o protagonismo da cidade, elogiando a integração entre a rede de proteção. “Caruaru tem uma experiência importantíssima, porque em uma das ruas estão concentrados o Centro de Referência da Mulher, o Ministério Público e a Defensoria. Eu visitei ainda a Patrulha Maria da Penha, que é um exemplo de trabalho para conter a violência, prevenir e não permitir que nenhum índice cresça nesses espaços”, afirmou.

Todas as propostas enviadas pela delegação do Agreste à etapa estadual foram aprovadas nacionalmente, reforçando a representatividade da região. A comitiva também participou de agendas institucionais nos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego, além de visitas guiadas ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. O encerramento da conferência contou com show da Banda As Fulô, de Caruaru, que levou o forró feminino para o palco nacional, em uma apresentação que também marcou a abertura do Outubro Rosa.

“É um momento histórico de retomada das conferências. Estar em Brasília representando Caruaru, ver nossas propostas aprovadas e mostrar iniciativas que nasceram no município sendo reconhecidas como referência nacional é motivo de orgulho. Voltamos para casa com muitas construções coletivas e a perspectiva de novos investimentos para as mulheres de nossa cidade”, destacou a secretária da Mulher, Luana Marabuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página