Jorge Quintino propõe programa para fortalecer autonomia e ampliar oportunidades de trabalho para mães atípicas em Caruaru

Publicidade

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou, nesta quinta-feira (16), o Anteprojeto de Lei que institui o Programa Municipal de Empregabilidade de Mães Atípicas, em Caruaru. A proposta tem o objetivo de garantir autonomia financeira e ampliar as oportunidades de trabalho para mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos ou dependentes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH ou outras condições que exigem atenção constante.

A ideia central é favorecer a conciliação entre o cuidado e o emprego, desenvolvendo ações concretas, como a oferta de cursos gratuitos de capacitação profissional, a criação de um banco de currículos voltado às mães atípicas, o incentivo à contratação por empresas locais e a flexibilização da jornada de trabalho.

Para o vereador, a proposta representa um avanço importante na valorização dessas mulheres e na construção de uma cidade mais inclusiva.

“Essas mães enfrentam uma rotina intensa, muitas vezes abrindo mão de suas carreiras para cuidar de quem amam. No Brasil, esse número chega a 67% das mães cuidadoras de pessoas com deficiência que estão fora do mercado de trabalho. Esse programa é uma forma de incentivar a autonomia dessas famílias”, destacou o parlamentar.

O anteprojeto segue agora para análise e deliberação na Câmara Municipal de Caruaru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página