O vereador Professor Jorge Quintino teve sua indicação acolhida pelo Governo Federal com foco no fortalecimento das pesquisas científicas sobre neurodiversidade no Brasil. A proposta, encaminhada aos Ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, defende a ampliação e o aprimoramento dos mecanismos de fomento à pesquisa científica, em parceria com universidades e instituições de ensino e pesquisa de todo o país.
Com o acolhimento da indicação, a iniciativa passa a integrar o planejamento e as articulações futuras do Governo Federal para o fortalecimento do fomento à pesquisa em saúde no Brasil.
Em resposta oficial, por meio de Nota Técnica do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), o Ministério da Saúde informou que a sugestão apresentada pelo vereador, por intermédio da Câmara Municipal de Caruaru, foi considerada muito bem-vinda e está alinhada às iniciativas já em curso no âmbito do Governo Federal.
“O Ministério da Saúde reforça seu compromisso com o avanço científico e tecnológico no campo da saúde sobre a neurodiversidade, especialmente no desenvolvimento de pesquisas que promovam abordagens terapêuticas e reabilitadoras inovadoras”, afirma o texto da Nota Técnica.
Para Jorge Quintino, o reconhecimento da iniciativa demonstra que o diálogo institucional e o trabalho legislativo comprometido geram resultados concretos. “Investir em pesquisa é investir em dignidade, cidadania e futuro. A neurodiversidade precisa ser tratada com seriedade, ciência e políticas públicas eficazes”, destacou o vereador.