“A verdadeira libertação vem pela água, vem pela comida, vem pela oportunidade de estudo e pela geração de emprego e renda”. Foram com essas palavras que a governadora Raquel Lyra resumiu o conjunto de esforços montado pelos governos estadual e federal para propiciar melhores condições de vida aos pernambucanos sertanejos.
Durante agenda, nesta quarta-feira (28), no município de Salgueiro, no Sertão pernambucano, Raquel assinou juntamente com o presidente Lula, a ordem de serviço para duplicação da capacidade de bombeamento do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.
A ordem de serviço assinada por Raquel e Lula, no valor de R$ 491,3 milhões, visa a duplicação da capacidade de bombeamento de água em todo o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e engloba novas bombas para as estações intermunicipais EBI1, em Cabrobó; EBI2, em Terra Nova; e EBI3, em Salgueiro.
A ação vai ampliar a capacidade de bombeamento de 24,75 m³/s para 49 m³/s e a expectativa é que a população de 237 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte seja beneficiada pela obra, que vai alcançar cerca de 8 milhões de pessoas.
Mais um ganho gigantesco para Pernambuco em termos de distribuição de água.
Desejo antigo
“Essa obra era um desejo do imperador D. Pedro II desde 1846. São 179 anos em que se pensa em fazer a transposição do Rio São Francisco. A transposição tinha como objetivo dar aquilo que Deus dá a todo mundo: um copo d’água para 12 milhões de pessoas que morriam de sede no interior do Brasil”, afirmou o presidente Lula.
Retirada do papel
“Com a obra autorizada hoje, o presidente Lula vai dobrar a quantidade de água que chega em Salgueiro e vai chegar lá em Fortaleza. É água para o nosso povo beber. Nós precisávamos ter um filho do semiárido na presidência para tirar isso do papel”, cravou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
Obra fundamental
“Só sabe a importância da obra que o presidente deu ordem de serviço hoje quem um dia já sofreu com falta d’água. Ela será de fundamental importância para a vida do nosso povo, serão 8 milhões de cidadãos nordestinos que passarão a ter segurança hídrica”, declarou o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro.
Trecho I de Ramal
Nessa quarta-feira (28), o presidente da República inaugurou, ainda, o Trecho I do Ramal do Apodi, no município de Cachoeira dos Índios, na Paraíba. Tanto a obra pernambucana quanto a paraibana integram o Novo PAC, programa do governo federal que prioriza investimentos em regiões mais afetadas pela seca.
Lançamento
Na mesma solenidade, foi lançada a Chamada Pública Nordeste – no âmbito da Política Nova Indústria Brasil (NIB). A iniciativa tem um orçamento estimado de R$ 10 bilhões e tem o objetivo de fomentar projetos inovadores nas áreas de Energias Renováveis, Bioeconomia (com foco em fármacos), Descarbonização (com foco em Hidrogênio Verde), Data Centers Verdes e setor Automotivo (incluindo máquinas agrícolas).