A Uber divulgou a nova lista de veículos que deixarão de ser aceitos em suas categorias Comfort e Black a partir do dia 5 de janeiro de 2026. As informações são da Folhape.
A atualização, segundo a empresa, tem o objetivo de “melhorar a experiência dos usuários e parceiros” e manter o padrão premium das modalidades.
Entre as principais polêmicas está a exclusão de modelos recentes, como Citroën Basalt e Renault Kardian, que não poderão ser usados nem mesmo no segmento de luxo Uber Black.
Regras mais rígidas
A partir de 2026, o ano mínimo de fabricação dos carros aceitos na categoria Black será atualizado. Modelos como o Volkswagen Virtus só poderão operar se forem fabricados a partir de 2026. Já Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City passam a ter ano mínimo 2023.
Além disso, oito modelos foram completamente banidos do Uber Black, independentemente do ano de produção:
Citroën Basalt
Caoa Chery Tiggo 3X
Caoa Chery Tiggo 3
Hyundai Kona
Jac J3
Jac iEV40
Peugeot e-2008
Renault Kardian
Os veículos também precisam manter as exigências visuais e de conforto: ar-condicionado, quatro portas e cores específicas (preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco).
Para atuar nessa categoria, o motorista deve ter nota mínima de 4,85, mais de 100 viagens realizadas e experiência prévia em outras categorias (exceto Uber Moto, Flash Moto e Uber Taxi).
Mudanças no Comfort
Na categoria Comfort, também há ajustes no ano de fabricação mínimo aceito. Modelos como Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage devem ser 2018 ou 2019 em diante. Já Fiat Argo e Volkswagen Polo precisam ser a partir de 2023.
Mas a grande mudança é que o Renault Logan será totalmente excluído da categoria, independentemente do ano de fabricação, a partir do dia 6 de julho de 2026.
Assim como no Black, os carros do Comfort precisam ter ar-condicionado, quatro portas e cinco lugares, além de o motorista manter nota mínima de 4,85 e mais de 100 viagens concluídas.
Regras do UberX
Na categoria UberX, as normas continuam atreladas às regulamentações locais. Em municípios que impõem limite de idade aos veículos, carros fabricados até 2015 não poderão mais receber viagens.
A Uber recomenda que os motoristas verifiquem as exigências atualizadas diretamente no site oficial, já que as regras podem mudar conforme a cidade e a legislação vigente.