Por baixo da ponte: fiscalização mostra obra milionária com falhas estruturais no Recife; VEJA VÍDEO

O vereador do Recife Eduardo Moura (NOVO) realizou, nesta quarta-feira (14), uma fiscalização inédita na Ponte Giratória, no Centro da cidade. O parlamentar alugou uma embarcação do tipo baiteira, no Cais do Marco Zero, e seguiu até a ponte para vistoriar a estrutura pela parte inferior, área que não é visível para pedestres e motoristas. Em muitos trechos foram identificados ferragens expostas, rachaduras, infiltrações, vazamentos e ausência de escoamento de água.

Durante uma transmissão ao vivo, através das redes sociais, Moura percorreu toda a extensão da ponte. Ao tocar em uma fenda com ferragem exposta, um pedaço do concreto se desprendeu e caiu na mão do vereador. “Eu fiscalizei a ponte no dia 31 de dezembro e constatamos várias irregularidades que comprovam que tudo foi entregue às pressas. Essa foi a obra porca que a prefeitura fez. A gestão de João Campos vai ter que se explicar. Disseram que a ponte estava para cair e pelo jeito o risco continua. Observando aqui debaixo, olha o absurdo que está. Só passei a mão no concreto e o pedaço soltou”, criticou Moura.

O líder do NOVO na Câmara registrou imagens de diversos pontos da estrutura com problemas visíveis, e criticou o que classificou como tentativa de ocultar falhas com intervenções superficiais de tinta emborrachada e cimento. “Gastaram bem mais do que o previsto e não tiveram a capacidade de entregar a obra pronta. Vejam a maquiagem colocando cimento, mas olha a quantidade de vazamentos. Não tem como esconder as inúmeras vigas expostas”, lamentou o vereador.

Eduardo Moura também destacou a ausência de um sistema adequado de drenagem, mesmo a ponte passando por cima de um rio, onde uma drenagem direta da água da chuva seria o mais lógico. “Na primeira fiscalização que fizemos, eu mostrei que não havia nenhum sistema para escoamento da água. Você vai sobrecarregar o saneamento na área. Isso é coisa de gente incompetente”.

A obra teve início em 2023 e deveria ter sido concluída em fevereiro de 2024, mas só foi entregue no último dia 23 de dezembro. O orçamento inicial de R$ 9,4 milhões, sofreu aditivos e chegou a aproximadamente R$ 14 milhões. O parlamentar voltou a cobrar do prefeito as explicações para o flagrante.

“João Campos isso aqui também é oportunismo eleitoral? A melhor forma de lidar com um mentiroso é simplesmente mostrar o fato. Quando ele inaugurou a ponte, juntou um monte de babões, e disse que a obra foi entregue. Usaram o nosso dinheiro pra fazer isso? João Campos acabou a sua folga. Você pode tentar me barrar de fiscalizar, mas não vai conseguir”, finalizou Moura.

VEJA VÍDEO: VEREADOR DENUNCIA OBRA DE PONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página