O Festival Pernambuco Meu País realiza edição pré-carnavalesca nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no Terminal Marítimo do Recife, reunindo atrações como João Gomes, Alcione, Belo, Glória Groove, Nação Zumbi, Priscila Senna, Raphaela Santos, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio e muitos outros nomes que celebram a diversidade musical local e nacional. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o evento reafirma seu compromisso com a valorização dos artistas da terra e com o acesso democrático à cultura.
“O Carnaval está no coração do pernambucano. Realizar essa edição pré-carnavalesca do Pernambuco Meu País no Recife é reconhecer esse sentimento, fortalecer a nossa identidade cultural, dar visibilidade aos nossos artistas e garantir que a cultura chegue a todo mundo. É uma programação gratuita que também promove encontros entre tradição e inovação, movimenta a economia criativa, gera emprego e renda, fortalece o turismo e reafirma a cultura como política pública de desenvolvimento, inclusão e cuidado com as pessoas em todo o Estado”, destaca a governadora Raquel Lyra.
A programação aposta em encontros simbólicos e experiências marcantes, como a reunião do Galo da Madrugada com o Homem da Meia-Noite, um tributo ao manguebeat com Nação Zumbi recebendo participações especiais, além da presença de grandes nomes do brega pernambucano, como Priscila Senna e Raphaela Santos, ao lado de artistas nacionais consagrados como Alcione, Belo e Glória Groove.
Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, o festival já ocupa lugar cativo no calendário cultural do Estado. “O Pernambuco Meu País já é um evento marcado na agenda do povo pernambucano e dialoga diretamente com uma prioridade da gestão Raquel Lyra, que é fazer cultura e também movimentar a economia. Com essa edição pré-carnavalesca, a gente se antecipa às programações, envolve artistas locais e turistas e fortalece ainda mais esse período tão simbólico para Pernambuco”, disse.
A edição acontece logo após o sucesso do Pernambuco Meu País Verão, que levou programação especial de shows a Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande e Itamaracá, consolidando o festival como uma das principais vitrines da produção cultural pernambucana.
“O Carnaval de Pernambuco é uma grande celebração da nossa identidade e da força da cultura popular. Ao levar a festa para todas as regiões do Estado e investir em ações como o Brincantes nas Escolas, a gestão Raquel Lyra reforça seu compromisso com a educação patrimonial, a preservação das tradições e a formação de novas gerações que reconhecem e se orgulham da cultura pernambucana”, afirmou Renata Borba, presidente da Fundarpe.
Eduardo Loyo, presidente da Empetur, ressaltou os impactos do Carnaval para o Estado. “O Carnaval 2026 consolida Pernambuco como um dos principais destinos do Brasil nesse período. Com festas em diversas regiões do Estado, cultura forte, turismo estruturado e as ações integradas da gestão, a festa movimenta a economia, gera emprego e renda e reafirma toda nossa identidade”, frisou.
Nesta edição, a programação da sexta-feira (6), a partir das 18h, reúne Mestre Ambrósio, Mundo Livre S/A e o show que une Alessandra Leão, Karina Buhr e Isaar. O dia também conta com uma apresentação especial da Nação Zumbi, com participações de Karina Buhr, Louise, Maciel e Mago de Tarso. O pernambucano e vencedor do Grammy Latino João Gomes também se apresenta na primeira noite do evento.
No sábado (7), o público confere o encontro entre o Homem da Meia-Noite, o Galo da Madrugada e os Bonecos de Botelho, além de apresentações do Maestro Duda e da Orquestra Popular do Recife, com participações de Nonô Germano, André Rio e Marrom Brasileiro. A programação inclui ainda o espetáculo Frevo Mulheres, de Nena Queiroga, com Isadora Melo, Ylana Queiroga e Natasha Falcão, além dos shows de Priscila Senna e Raphaela Santos, em homenagem ao brega pernambucano.
Encerrando a edição, no domingo (8), a programação é dedicada ao pagode, ao samba, à música romântica e ao pop brasileiro, com shows de Patusco; o encontro Mulheres no Samba, reunindo Gerlane Lopes, Gabi do Carmo, Tereza Cristina, Karynna Spinelli e Maria Pagodinho; além de apresentações de Alcione, Belo e Glória Groove.
SOBRE O FESTIVAL PERNAMBUCO MEU PAÍS
Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), Fundarpe e Empetur, o Festival Pernambuco Meu País ganhou uma edição de verão, que integra um calendário contínuo de ocupação cultural do Estado.
Em dezembro, o festival passou por Camaragibe e pelo Terminal Marítimo de Passageiros, no Recife, além de integrar a programação do Réveillon em Jaboatão dos Guararapes. Em janeiro, a iniciativa esteve em São José da Coroa Grande e na Ilha de Itamaracá, consolidando a estratégia de descentralização das políticas culturais e de estímulo ao desenvolvimento regional a partir da cultura.
Ao levar uma programação cultural gratuita e de grande porte a municípios fora do eixo da capital, o festival materializa a diretriz de democratização do acesso à cultura adotada pela gestão estadual. O projeto impacta diretamente cadeias produtivas como turismo, comércio, serviços, hospedagem e economia criativa, gerando renda, empregos temporários e visibilidade para os territórios.
Reunindo artistas consagrados e novas vozes da cena local e nacional, o evento reforça o papel do Pernambuco Meu País como motor de desenvolvimento econômico, cultural e social. A edição de inverno, realizada entre julho e setembro, movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades por onde passou, evidenciando que a cultura é também um importante vetor de geração de renda e emprego.
Confira a programação:
Sexta-feira (06/02)
João Gomes
Mestre Ambrósio
Mundo Livre S/A
Show que reúne Alessandra Leão, Karina Buhr e Isaar
Nação Zumbi, com participação de Karina Buhr, Louise, Maciel Salú e Mago de Tarso
Sábado (07/02)
Homem da Meia-Noite, o Galo da Madrugada e os Bonecos de Botelho
Maestro Duda e a Orquestra Popular do Recife convidam Nonô Germano, André Rio e Marrom Brasileiro
Nena Queiroga – Frevo Mulheres, com participação de Isadora Melo, Ylana Queiroga e Natasha Falcão
Priscila Senna
Raphaela Santos
Domingo (08/02)
Patusco
Mulheres no Samba (Gerlane Lopes, Gabi do Carmo, Tereza Cristina, Karynna Spinelli e Maria Pagodinho)
Alcione
Belo
Glória Groove