Pedro Augusto/Blog Capital
Apesar das turbulências econômicas ao longo dos meses, o que afetou também de forma substancial o poder de consumo da população, Caruaru deverá fechar 2025, com o saldo positivo em relação as vendas no varejo. De acordo com a estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru, especialmente realizada para o Blog Capital, neste fim de ano, as vendas no setor deverão superar em 6,2% as contabilizadas no mesmo período do ano passado.
Segundo análise da CDL Caruaru, tal projeção representa um crescimento real de apenas 1,5% se for descontada a inflação do período. Alguns produtos vão se sobressair em relação a outros. Exemplos disso são os artigos de uso pessoal e doméstico, com previsão de aumento nas vendas de 18%, além dos artigos farmacêuticos com estimativa de alta de 12%.
“O maior desafio a ser enfrentado pelo comércio de Caruaru, neste final de ano, será o aperto no crédito, que pode impactar setores que dependem mais de financiamento, como móveis, eletrodomésticos e automóveis, que são bens que têm um valor agregado mais alto e dependem desse financiamento bancário para que haja uma maior procura, uma maior compra desses produtos”, analisou o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista.
Desta forma, produtos como tecidos, vestuário e calçados têm uma previsão em torno de 6,9% de crescimento com relação ao ano passado, seguido por móveis e eletrodomésticos e materiais de construção civil. Outro ponto é o foco no Natal. Esta data é considerada, tradicionalmente, uma oportunidade para o varejo, reforçando a divulgação de promoções, especialmente em eletrônicos, brinquedos, roupas e decorações.
Entretanto, a demanda no setor pode perder fôlego devido ao cenário de juros altos e endividamento das famílias. “Nós temos alguns fatores que influenciam este resultado. Uma das estratégias a serem adotadas pelas empresas de varejo, durante este final de ano, será o foco maior nas vendas do Natal em relação à Black Friday 2025, buscando margens de lucro mais altas e uma maior confiança dos consumidores”, finalizou Rossini Batista.
Feira da Moda de Caruaru
Na Feira da Moda de Caruaru, que é realizada semanalmente no Parque 18 de Maio, a expectativa de aumento nas vendas é de 5%, neste fim de ano, em comparação com o mesmo intervalo de 2024. Foi o que apontou o presidente da Associação dos Sulanqueiros e Feirantes de Caruaru (Asfac), Pedro Moura.
“Nossa estimativa é de que nas duas primeiras feiras de dezembro, cada uma delas comporte pelo menos 100 mil compradores, com uma movimentação financeira de mais de R$ 120 milhões, muito em decorrência do repasse do 13º salário dos trabalhadores, que tradicionalmente contribui de forma primordial para com a lucratividade do setor”.
Ações para impulsionar o setor

Com o objetivo de impulsionar ainda mais a lucratividade do comércio, em tempos de ecommerce cada vez mais em alta, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vem adotando uma série de medidas ao longo de 2025, por meio do projeto “Centro Vivo”.
“A política pública do prefeito Rodrigo Pinheiro vem de vento em popa e, neste contexto, podemos citar o Centro Vivo, que tem posto em prática ações visando atrair investimentos para o centro da nossa cidade. Onde tem gente, tem negócio, desta forma, trouxemos a Secretaria da Fazenda, o Caruaruprev, e em parceria com o Governo do Estado, o Porto Digital para esta área”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Jaime Anselmo Filho.
Em paralelo, a PMC também novamente será parceira da CDL Caruaru na realização da Festa do Comércio, com grade de programação a fim de movimentar ainda mais as compras no varejo local. “Por ser uma cidade polo, Caruaru funciona como uma espécie de locomotiva do interior do Estado no que se refere ao boom econômico do final de ano e a gestão Rodrigo Pinheiro vem atuando para dotá-la de estrutura física ainda mais adequada para comportar compradores de todas regiões do país”, acrescentou Jaime.
Empregos temporários
Com os consumos redobrados, sejam de produtos ou serviços, em decorrência do pagamento do 13º, neste período de fim de ano, sempre se há uma oferta maior em relação a postos de trabalhos disponíveis no mercado.
Conforme ressaltou o auditor do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Reginaldo, a Capital do Agreste se posiciona como um das principais cidades do Norte e Nordeste, onde ocorrem milhares de empregos temporários.
“Neste ano, avaliamos que essas contratações alcancem o mesmo patamar de 2024 ou no máximo de 5% a mais ante o mesmo intervalo. As estatísticas mostram que um percentual de 10 a 15% do total desses trabalhadores temporários são efetivados após o período de experiência”, avaliou Francisco.
De acordo também com o auditor, no ano passado, o número de contratações temporárias beneficiou aproximadamente 4.800 trabalhadores. “Esses trabalhadores estão espalhados nos setores do comércio, responsável pelo maior número de contratações, com 58%, seguido pela indústria com 30% e, em terceiro, o setor de serviços, com 12%”, finalizou.
Dicas
Para dar dicas importantes para quem está à procura de uma oportunidade de trabalho temporário não apenas no comércio, mas nos demais setores econômicos de Caruaru, o Blog Capital convocou o consultor empresarial, palestrante, coach e autor de 12 livros, Eugênio Sales, que enumerou algumas delas:
- Prepare um currículo bem feito, sendo enxuto e prático informando os seus dados básicos, nome, endereço, telefone para contato e redes sociais.
- Acrescente apenas os cursos mais relevantes, coloque pelo menos dois telefones de contatos e não fique distribuindo currículo de qualquer maneira.
- É necessário ter foco e escolher aquelas empresas que possuam semelhança ao seu perfil profissional.
- Se prepare bem para a entrevista de emprego, se vestindo adequadamente, procure ser pontual e fale com calma e segurança.
- Ao conseguir a vaga procure fazer o trabalho com eficiência, sempre com disciplina, foco e trabalho de equipe.