Prefeitura de Caruaru conclui construção do primeiro PPA da gestão Rodrigo Pinheiro e Dayse Silva e das Leis Orçamentárias Municipais

Publicidade

A Prefeitura de Caruaru concluiu as etapas de construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, juntamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, reafirmando o compromisso com um planejamento participativo, transparente e de longo prazo.

Conduzido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), o processo envolveu ampla participação popular por meio da ação Avança Caruaru, que promoveu escutas ativas presenciais e virtuais, além de oficinas técnicas com gestores municipais.

Diferente da LDO e da LOA, que são elaboradas anualmente, o PPA tem vigência de quatro anos e orienta todas as políticas públicas e investimentos estratégicos do município nesse período. Este é o primeiro PPA elaborado na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro e da vice-prefeita Dayse Silva, destacando um importante marco na consolidação de um modelo de planejamento baseado em resultados e diálogo com a população.

Entre os avanços, o novo PPA incorpora agendas transversais — uma inovação para Caruaru — que integram políticas em áreas estratégicas como Primeira Infância, Mulher, Transformação Digital e Inovação, Segurança Alimentar, Ambiental e Segurança Municipal. Essa abordagem reforça a cooperação entre as secretarias e amplia o alcance das ações públicas, promovendo desenvolvimento sustentável, inclusão social e eficiência na gestão.

A secretária da SEPLAG, Andrezza Ribeiro, destacou a importância da participação popular na construção do plano:

“Cada etapa, desde a escuta ativa com a população até as oficinas com os gestores, foi decisiva para construir um planejamento sólido, capaz de gerar impacto real na vida das pessoas. O engajamento da sociedade fortalece o compromisso com políticas públicas inclusivas, modernas e sustentáveis.”

Com a conclusão, os projetos das leis seguiram para apreciação e aprovação na Câmara Municipal, consolidando o novo ciclo de planejamento do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página