Cabo Cardoso anuncia processo da Prefeitura contra Vitinho Maia por fake news; VEJA VÍDEO

PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade

Pedro Augusto

Na sessão ordinária desta quinta-feira (04), da Câmara de Vereadores de Caruaru, o vereador Cabo Cardoso (Avante) anunciou a ação judicial protocolada, esta semana, pela Prefeitura de Caruaru, em desfavor do ex-candidato a vereador Vitinho Maia por fake news à lei municipal dos grandes geradores de resíduos sólidos.

Durante o seu discurso na tribuna do Plenário, o líder da base governista criticou o vídeo divulgado recentemente pelo ex-candidato, no Instagram.

“Quero falar aqui de pessoas que difundem falsas expectativas, que tentam deturpar a realidade, repassando fake news como aconteceu recentemente com o vídeo gravado pelo cidadão Vitinho Maia. Gravou um vídeo passando desinformações às pessoas justamente sobre essa lei municipal que foi amplamente discutida aqui na Casa e que se encontra em consonância com o Marco Legal do Saneamento e o Ministério Público”.

“A Prefeitura, inclusive, provocou na data de hoje o Ministério Público, porque as pessoas não podem ser enganadas por fake news. Esta lei foi amplamente discutida, passou por todas as comissões necessárias para que fosse posteriormente aprovada”.

O Blog Capital se encontra à disposição para divulgar o posicionamento de Vitinho Maia, caso seja esta a sua intenção.

VEJA VÍDEO: vídeo do discurso de cabo cardoso sobre vitinho maia

Entenda a Lei

A lei dos grandes geradores de resíduos sólidos foi aprovada recentemente na Câmara dos Vereadores de Caruaru, com o objetivo de regulamentar a gestão e a destinação dos resíduos sólidos gerados por grandes estabelecimentos no município. A medida ajuda na responsabilidade ambiental, reduzindo os impactos decorrentes do descarte irregular do lixo.

A Lei Municipal estabelecida pela Casa Legislativa é amparada com base na Lei Nacional de resíduos sólidos e na Lei do Marco do Saneamento, que preveem a participação dos grandes geradores.

Com isso, indústrias, centros comerciais, condomínios com entrada controlada, supermercados, hospitais, redes de alimentação e equipamentos públicos serão responsáveis pelo armazenamento, transporte e destinação do seu próprio resíduo, através de empresas privadas. É considerado grande gerador quem produzir mais de 300 litros/dia de lixo. Vale lembrar que as residências comuns não se enquadram como grandes geradores e não serão impactadas com esta nova lei, nem terão alterações no calendário da coleta.

A lei já foi aprovada na Casa José Carlos Florêncio e está em vigor, porém, com um prazo de adequação de 120 dias. Com o fim do prazo estabelecido em lei, entre os benefícios esperados com a implementação, destacam-se: O melhoramento do sistema de coleta do município, destravando recursos para o atendimento à população em geral; Promoção da economia circular, com incentivo à reciclagem e ao reaproveitamento de materiais; Diminuição dos impactos ambientais, como a poluição do solo e da água, causados pelo descarte inadequado, além da geração de empregos.

Guarda Municipal

Também na tribuna, o parlamentar elogiou o incremento no efetivo policial pernambucano executado pela governadora Raquel Lyra, bem como destacou a formação de novos guardas municipais que atuarão pelas ruas de Caruaru.

“Acertadamente, o prefeito Rodrigo Pinheiro atendeu ao nosso requerimento e já está capacitando e ainda irá armar a Guarda Municipal de Caruaru para que todos os caruaruenses usufruem de um sistema de segurança ainda mais eficaz na nossa cidade. Apenas uma pessoa que não entende de segurança é que acha que a Guarda Municipal deve ser desarmada”.

Cardoso ainda enfatizou a preparação que ocorrerá para que os guardas municipais de Caruaru passem a utilizar armamentos. “Agradecemos ao prefeito Rodrigo Pinheiro por estar ampliando o efetivo da Guarda Municipal, bem como investindo na sua respectiva preparação para proteger os munícipes da melhor forma possível”.

 

 

PUBLICIDADE
Publicidade
Pedro Augusto
Pedro Augusto atuou como repórter dos jornais Extra de Pernambuco e Vanguarda, ambos de Caruaru, e dos portais NE10 e NE10Interior, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Também já teve matérias publicadas em jornais de grande circulação como Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, além dos portais Terra e R7. Foi ainda assessor de Comunicação da Prefeitura de Caruaru, de parlamentar na Câmara de Caruaru e do Clube Atlético do Porto.